Um novo tempo… Em minha carreira também.

Em Janeiro de 2008 iniciei uma experiência mágica em minha carreira. Após cinco anos trabalhando com formação de professores para o uso pedagógico da tecnologia, e também com implantação de laboratórios de tecnologia da informação nas escolas da rede municipal, tirei uma licença da Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo, e fui para o Instituto Lumiar, realizar o sonho de trabalhar com a proposta inovadora daquelas escolas, ao lado de meu, então, amigo Eduardo Chaves.

Minha tarefa, privilegiada, era assitir ao Eduardo, presidente do Instituto, na difícil tarefa de articular o referencial teórico com a prática pedagógica da escola. Na ocasião havia duas escolas, uma em São Paulo, na Rua Bela Cintra, e outra em Santo Antônio do Pinhal, próxima de Campos do Jordão.

Meu trabalho se restringia à Lumiar de São Paulo, pois minha amiga Daniella Dupont era responsável pela escola de Santo Antônio do Pinhal, que fica no bairro do Lageado, zona rural da cidade. A Lumiar de lá é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Instituto. Portanto, trata-se de uma escola pública, que implementou de forma muito bem sucedida a metodologia da Lumiar.

Após alguns meses, ainda pelo Instituto, assumi a função de coordenadora pedagógica da escola da Bela Cintra. A partir de então, eu não apenas identificava as necessidades e propunha estratégias, mas também cuidava de sua implementação, junto à gestão da escola e à equipe de tutores e mestres.

Algum tempo depois, em função de algumas mudanças na escola, acabei assumindo a direção da escola, “emprestada” pelo Instituto, até que fosse possível a contratação de uma nova pessoa para a direção. Essa fase coincidiu com um período de profundas mudanças em minha vida pessoal. De um instante para outro eu me vi em meio ao período mais turbulento de minha vida, com importantes desafios em meu trabalho, e seríssimos desafios em minha vida pessoal.

Enfim, tudo passa, e aquela fase difícil também passou… Após dois meses, dois tutores assumiram a co-direção da escola e eu voltei ao trabalho no Instituto Lumiar, que vislumbrava novas perspectivas.

Com a proposta pedagógica mais consolidada e a prática pedagógica caminhando para ficar mais afinada com a proposta, o Instituto começou a investir em projetos na Europa, inclusive contratando uma pessoa para atuar em Londres. No Brasil, uma nova escola começou a ser gerada. A Dani iniciou e eu dei prosseguimento ao processo de implantação da Escola Lumiar Internacional, uma escola bilíngüe, também localizada em Santo Antônio do Pinhal (ao lado da outra escola). A escola bilíngüe começou a operar em 2009.

No final do ano, a Dani acabou sainda do Instituto, e eu passei a coordenar pedagogicamente as três escolas. Foi um tempo muito especial, de grande aprendizagem. Durante todo esse tempo, tive oportunidade de participar de alguns eventos nacionais e internacionais, dando palestras sobre a experiência da Escola Lumiar. Os eventos internacionais estavam relacionados à parceria da Lumiar com a Microsoft.

Felizmente poderei viver sentindo que tive o privilégio de contribuir, ainda que um pouquinho, para o processo de construção de uma escola inovadora, que busca, em suas próprias contradições, caminhos novos que a aproximem da utopia de sua proposta.

Como saldo desse período em que trabalhei lá, a matriz de competências, que é o currículo da Lumiar, foi aperfeiçoada, a organização dos projetos de aprendizagem foi reestruturada, e o processo de avaliação de competências começou a ser estruturado.

No entanto, após quatorze meses que revolucionaram a minha vida, por razões essencialmente pessoais, tive de fazer uma escolha. Minha licença de São Bernardo do Campo estava para terminar e eu deveria decidir se me exoneraria, ou se retornaria. Ponderei muito e concluí que deveria voltar – não mais para a Secretaria de Educação, mas sim para a sala de aula. Decidi que queria, após tantos anos longe da sala de aula, experimentar, bem de perto, tudo aquilo que eu aprendi e até ajudei outras pessoas a aprender sobre a metodologia de projetos de aprendizagem, focados no desenvolvimento de competências, sobre a avaliação de competências, e o uso pedagógico e inovador da tecnologia.

Retomei o trabalho em São Bernardo no último dia 6. Foi emocionante! Minha turma, de 25 alunos, é realmente especial. Tenho dois alunos considerados como portadores de necessidades educacionais especiais, mas, sinceramente, questiono esse diagnóstico…

Tenho tido o privilégio de desenvolver competências relacionadas ao trabalho de alfabetização, que, infelizmente, nunca tive oportunidade de desenvolver. Para acrescentar a cereja que faltava no meu pudim, estou tendo a honra de trabalhar na escola que minha querida amiga Roseh dirige. Realmente está sendo um tempo muito bom…

Como se tudo isso não bastasse, fui convidada por minha, também, grande amiga Mary Grace, a trabalhar em um projeto de formação de professores da Fundação Telefônica e do Cenpec, que mistura o uso pedagógico da tecnologia, reflexão sobre a gestão e qualidade da educação e a erradicação do trabalho infantil. O projeto se chama Programa Aula Fundação Telefônica.

Sou muito grata a Deus por TUDO o que Ele tem permitido que eu viva… Até pelas coisas que ainda não estão tão perfeitas…

Agora estou aqui, durante este feriado de Páscoa, trabalhando com bastante entusiasmo. Após três dias de aula tive o privilégio de parar para me organizar, planejar, estruturar materiais e me preparar melhor para começar de fato esse novo tempo em minha carreira…

Em São Paulo, 10 de Abril, de 2009.

Anúncios

Um comentário sobre “Um novo tempo… Em minha carreira também.

  1. Paloma com certeza Deus está dirigindo sua vida…me sinto muito orgulhosa de ser sua tia…e sei que ELE vai estar sempre do seu lado, tanto nos bons momentos como nos mais difíceis como sempre esteve…muito sucesso em todos os sentidos de sua vida, nunca se esqueça, como dizia a vovó Adair, "Com Cristo no barco tudo vai muito bem…"Tia Josira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s